A devastação do pouco que resta de matas nativas em nossa região Sudoeste Paulista, paulatinamente vem acontecendo, em plena luz do dia, aos olhos descuidados das autoridades, tudo está se perdendo.
Em Taquarituba não é diferente, inclusive uma importante área de mata, conhecida como “Mata do Eugênio”, está sendo derrubada aos poucos, as margens da SP-255.
Nesse momento tem maquinários pesados na área de mata nativa derrubando o que resta de floresta, tudo sob consentimento das autoridades do município, pois o dono da área é um empresário de alto poder aquisitivo e de grande influencia na cidade, o que para nós do Portal do Sudoeste Paulista, não quer dizer nada.
Qual o problema em derrubar matas? Além do clima onde a mudança catastrófica já é sentida na pela por todos, também temos os preciosos animais silvestres que dependem desses pequenos remanescentes para sobreviver.
Consequências da destruição? Durante essa madrugada de terça-feira, 12, uma onça parda, foi filmada por um popular, circulando pela Avenida Mário Covas. Sem habitat, animais como onças, jabutis, macacos, não conseguem sobreviver e perdidos, acabam entrando em áreas urbanas, onde são temidos pela ignorância popular.
Onça parda não ataca humano.
Segundo o departamento de Meio Ambiente do município disse à reportagem do Portal do Sudoeste Paulista, o animal após ser filmado, não foi mais avistado e seu paradeiro é desconhecido. Se não foi atropela na rodovia, já é algo maravilhoso.
O vídeo mostra a onça, desorientada, passando pela via e pelo canteiro central da avenida, até desaparecer numa pequena mata ciliar.
“Essa onça foi filmada durante a noite pra amanhecer hoje, e está circulando nos grupos da cidade,” disse um interlocutor.
O município de Taquarituba é abençoado com belos remanescentes de florestas, pequenos, mas fundamentais para a vida silvestre, onde encontramos Jabutis, Saruês, Serelepes, Macacos, Tamanduás-Bandeira, Onças e muitas outras espécies menores, mas não menos importantes, como Jaguatirica e Gato do Mato, sem contar o benefício extraordinário que tais matas proporcionam aos agricultores e as inúmeras espécies de aves e abelhas que chamam essas pequenas matas de lar, fundamentais para a polinização de muitos alimentos consumidos pelos humanos malvados.
Já basta a quantidade insuportável de animais que morrem atropelados em nossas rodovias.
Vídeos foram postados nas redes sociais e viralizam por Taquarituba e região