.
O G1 de uma notícia nessa terça-feira, 14, que chamou a atenção da redação do Portal do Sudoeste Paulista, não pelo acontecido, mas porque o caso não foi registrado por nenhuma autoridade policial, mesmo tendo vítimas e envolvendo vários trabalhadores.
De acordo com a reportagem, um ônibus que transportava trabalhadores rurais tombou em uma área rural do distrito Campos de Holambra, município de Paranapanema, nessa madrugada.
Ainda conforme a matéria do G1, algumas vítimas foram socorridas e levadas até a UBS mais próxima pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Outras foram levadas por motoristas que passavam pelo local.
Entretanto, ao verificar as informações junto aos órgãos competentes, a reportagem se surpreendeu pois nem Polícia Militar, nem a Civil foram comunicados.
Quanto ao Policiamento Rodoviário, esse não atende ocorrência de trânsito em área rural.
A Estação do Corpo de Bombeiros, a Estação de Itaí, confirmou que foram acionados para a ocorrência, mas quando se deslocavam para o local, a equipe do SAMU de Paranapanema cancelou o apoio, sob a justificativa de que eles já estavam no local e só haviam duas pessoas que necessitavam de atendimento e isso já estava em andamento.
Ainda segundo a reportagem do G1, os responsáveis pela UBS Onofre Leme de Almeida, disseram que ao menos 12 pessoas foram atendidas com ferimentos leves e duas precisaram ser transferidas devido a gravidade dos ferimentos.
Lembrando que em caso de acidente envolvendo vítimas, é obrigação dos envolvidos e principalmente das unidades de saúde solicitarem o apoio da Polícia Militar e o registro na Polícia Civil, o que não ocorreu nesse sinistro.
Nesse caso, ainda temos um agravante por se tratar de um acidente de trabalho, envolvendo trabalhadores e ao menos dois, tiveram ferimentos graves. O sinistro precisa ser registrado pelas autoridades para que as causas sejam apuradas e os responsáveis devidamente apontados, afinal, o brasil ainda não virou terra de ninguém.
Imagem divulgada pelo G1 mostra trabalhadores sendo retirados do ônibus tombado, em Campos de Holambra, município de Paranapanema