No Semanário Oficial edição digital desta quarta-feira, 5, de número 704, não consta nenhum decreto referente a reabertura de bares, lanchonetes, restaurantes e academias, conforme o anunciado no final da manhã, pela prefeitura de Avaré.
Mesmo estando na Fase Laranja do Plano SP, onde bares, lanchonetes e restaurantes somente poderiam atender via delivery e drive thru e as academias, sem poderem abrir, a Prefeitura de Avaré anunciou que iria publicar no final da tarde de hoje, 5 de agosto, um decreto via Semanário Digital, autorizando a abertura, contrariando totalmente as determinações do Governo do Estado.
Curiosamente, o Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira autorização para que restaurantes, padarias e similares ofereçam consumo local até as 22 horas nas regiões que estejam na fase amarela do Plano São Paulo há pelo menos 14 dias consecutivos. Até então, era permitido atendimento presencial até as 17 horas. Teria prefeito e secretário se confundido?
A redação do Portal do Sudoeste Paulista procurou o secretário municipal de Saúde, o doutor Roslindo Machado, mas até o fechamento dessa pauta, ele não havia retornado nossos pedidos de informações.
A matéria com a informação que havia sido publicada no site da prefeitura foi removida e a secretaria de comunicação, não se manifestou. Informações que correm pela cidade, sem comprovação oficial, dão conta de que o Ministério Público interviu e proibiu a prefeitura de contrariar o decreto do Governo do Estado.
Na notícia dada prefeitura, a decisão foi tomada após reunião entre o prefeito Jô Silvestre e a Secretaria Municipal da Saúde que, juntos, elaboraram um plano de retomada segura dessas atividades que enfrentam restrições severas desde o início da pandemia do coronavírus. A ACIA – Associação Comercial, teria sido comunicada da decisão que pelo visto não acabou acontecendo.