Penitenciária de Cerqueira Cesar recebe prêmio de sustentabilidade - sudoestepaulista

Penitenciária de Cerqueira Cesar recebe prêmio de sustentabilidade

Unidade foi agraciada com a 1ª Colocação na Categoria de Projeto de Política Pública.

O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – Consea/SP, agraciou, através do prêmio “Josué de Castro”, iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e a promoção de segurança alimentar e nutricional.

Dentre as diversas iniciativas concorrentes, a Penitenciária de Cerqueira Cesar conquistou a 1ª Colocação na Categoria Programa ou Projeto de Política Pública.

O prêmio “Josué de Castro” trata-se de um concurso anual, sendo por ocasião, apresentado o Projeto “Cultivando Sustentabilidade”, o qual desenvolvido na Penitenciária de Cerqueira César, vislumbrou a realização de cursos profissionalizantes voltados ao cultivo e utilização adequada do solo, objetivando não só a capacitação da população prisional como também e em especial o aumento da produtividade, buscando a sustentabilidade e autossuficiência no tocante ao fornecimento de hortaliças e leguminosas a população prisional.

O plantio e cultivo de hortaliças nas três estufas construídas na área externa da Unidade Prisional, quando em plena atividade, tem suprido a demanda do consumo interno, além de possibilitar, em alguns períodos, ofertar o excedente à Santa Casa de Misericórdia do Município.

Após a finalização das Estufas de Plantio em 2019 e realização de cursos profissionalizantes, a produção das hortaliças e leguminosas aumentou exponencialmente. Somente este ano até o mês de julho/21 foram produzidas 1.988 caixa de alimentos, o que, por sua vez representa a significativa importância de 9.108 quilos.

Dentre as hortaliças e algumas leguminosas produzidas destacam-se: alface, almeirão, chicória, rúcula, salsa, cebolinha, cenoura e beterraba. Nas áreas fora das estufas, são cultivadas ainda: batata doce, mandioca, quiabo, chuchu, pimenta e abobrinha, alcançando assim a média mensal de 1.300 (um mil e trezentos) quilos de alimentos sem nenhuma adição de componentes químicos.

O projeto, elaborado pela Penitenciária de Cerqueira Cesar, tornou se real, graças à parceria firmada entre a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste do Estado (CRN), ambas pertencentes a Secretaria de Administração Penitenciária. Cabe ressaltar que tal conquista não seria possível sem o empenho e engajamento do corpo funcional da Unidade e da colaboração da Prefeitura de Cerqueira Cesar.

A premiação, que contará com a presença da Primeira Dama do Estado de São Paulo, Bia Doria, tem previsão de acontecer nesta quarta-feira, 20-10, às 10h, no Salão Nobre da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo Praça Ramos de Azevedo, 254 – 1º andar – São Paulo/SP.

Colaborou: Rodrigo Simonelli Bicas – CRN

Penitenciária de Cerqueira Cesar recebe prêmio de sustentabilidade - sudoestepaulista

Penitenciária de Cerqueira Cesar recebe prêmio de sustentabilidade - sudoestepaulista

Penitenciária de Cerqueira Cesar recebe prêmio de sustentabilidade - sudoestepaulista

Penitenciária de Cerqueira Cesar recebe prêmio de sustentabilidade - sudoestepaulista

SS Consultoria

Cegarra Imóveis

BOM DA PESCA

Santa Cruz – Funerária

CASA DO MECÂNICO

ADS

Meines

BELLA PIZZA

Modelar Box

LPNET

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *