Penitenciária e CDP de Cerqueira César completam dez anos de atividades
Segundo a SAP, unidades mantêm humanização da pena e focam em trabalho e educação como ferramentas de reinserção social.
A Penitenciária e o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cerqueira César completam dez anos de atuação neste sábado (4). Em uma década de história, ambas as unidades mantêm a proposta de humanização da pena e apostam na oferta de trabalho e educação com objetivo de reinserção do indivíduo preso ao convívio social.
A penitenciária abriga detentos do regime fechado e dispõe de Célula de Intervenção Rápida (CIR). Na área educacional, 170 presos estudam regularmente – ensinos Fundamental e Médio.
O estabelecimento penal também atua em ações de incentivo à leitura. A biblioteca, por exemplo, possui 2.626 livros em seu acervo, disponíveis a todos os reeducandos.
CURSOS E TRABALHO
No decorrer de dez anos, a Penitenciária de Cerqueira César implementou inúmeros cursos aos detentos, como de Garçom, Eletricista, Padeiro, Confeiteiro, Horticultura, entre outros.
A unidade conta com 70 presos trabalhando para empresa parceira e mantém vínculo com a Santa Casa na confecção de tapetes de crochê e na separação de tampinhas de embalagens descartáveis.
PREMIAÇÃO
Há uma horta instalada na unidade que, em 2021, venceu uma das categorias do “Prêmio Josué de Castro”. Além de produzir hortaliças para o cardápio servido aos presos e servidores, também fornece parte da produção para a Santa Casa e Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae) da cidade.
“Quero agradecer aos servidores pelos dez anos de dedicação e compromisso. Sem isso, não seria possível consolidar o nosso trabalho”, destaca o diretor da penitenciária, Carlos Eduardo Zanluchi.
CDP
O CDP de Cerqueira César (presos provisórios) também celebra dez anos. Atualmente, 106 sentenciados cursam o ensino regular e são incentivados a participarem de exames públicos e concursos, como o Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU).
Em 2021, um preso foi vice-campeão estadual no torneio, na categoria destinada às Pessoas Privadas de Liberdade. Ele obteve nota máxima, mas ficou em segundo lugar por critérios de desempate.
O estabelecimento busca incentivar os internos a desenvolverem o hábito da leitura, dando livre acesso a eles a mais de 2,1 mil títulos de temas variados, com uma média de 5.628 locações mensais.
MEDALHA
O presídio proporciona vários cursos profissionalizantes aos reclusos e também oferece oportunidade de trabalho na unidade, como manutenção e limpeza, preparo das refeições, entre outros.
Diretor do CDP de Cerqueira César, Gustavo Tosim destaca o objetivo de reduzir a reincidência criminal. “Inclusive, fomos reconhecidos ao receber a medalha ‘Challenge Coin, uma homenagem do 31º Batalhão da Polícia Militar de Ourinhos ao trabalho que realizamos em prol da segurança da sociedade”, pontua.
Penitenciária de Cerqueira César comemora uma década de atividades
Na Penitenciária são ofertados diversos cursos aos presos, como de Horticultura
Horta da Penitenciária de Cerqueira César venceu uma das categorias do ‘Prêmio Josué de Castro’
Curso de Eletricista ofertado aos detentos do CDP de Cerqueira César
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!