Pepê disputou sua segunda Olimpíada em Tóquio — Foto REUTERS-Stoyan Nenov

Pepê Gonçalves, o representante da região em Tóquio, se despede dos jogos

Canoísta de Piraju falou sobre desempenho: 'Deixei tudo que tinha na água'.
Pepê disputou sua segunda Olimpíada em Tóquio — Foto REUTERS-Stoyan Nenov

Pepê Gonçalves, o representante da região em Tóquio, se despede dos jogos

Canoísta de Piraju falou sobre desempenho: 'Deixei tudo que tinha na água'.
Pepê Gonçalves, o representante da região em Tóquio, se despede dos jogos - sudoestepaulistaPepê Gonçalves, o representante da região em Tóquio, se despede dos jogos - sudoestepaulistaPepê Gonçalves, o representante da região em Tóquio, se despede dos jogos - sudoestepaulistaPepê Gonçalves, o representante da região em Tóquio, se despede dos jogos - sudoestepaulistaPepê Gonçalves, o representante da região em Tóquio, se despede dos jogos - sudoestepaulistaPepê Gonçalves, o representante da região em Tóquio, se despede dos jogos - sudoestepaulistaPepê Gonçalves, o representante da região em Tóquio, se despede dos jogos - sudoestepaulistaPepê Gonçalves, o representante da região em Tóquio, se despede dos jogos - sudoestepaulistaPepê Gonçalves, o representante da região em Tóquio, se despede dos jogos - sudoestepaulistaPepê Gonçalves, o representante da região em Tóquio, se despede dos jogos - sudoestepaulistaPepê Gonçalves, o representante da região em Tóquio, se despede dos jogos - sudoestepaulistaPepê Gonçalves, o representante da região em Tóquio, se despede dos jogos - sudoestepaulistaPepê Gonçalves, o representante da região em Tóquio, se despede dos jogos - sudoestepaulistaPepê Gonçalves, o representante da região em Tóquio, se despede dos jogos - sudoestepaulistaPepê Gonçalves, o representante da região em Tóquio, se despede dos jogos - sudoestepaulistaPepê Gonçalves, o representante da região em Tóquio, se despede dos jogos - sudoestepaulista

Depois de ser eliminado dos Jogos Olímpicos de Tóquio na semifinal da canoagem slalom, o atleta Pepê Gonçalves, de Piraju, representante único do Sudoeste Paulista no Jogos, fez uma postagem nas redes sociais sobre o desempenho dele durante a competição.

O canoísta brasileiro não conseguiu repetir o excelente sexto lugar do Rio-2016 e foi eliminado na madrugada desta sexta-feira (30). Com três penalizações, ele terminou a descida com 104.33 e ficou em 19º entre 20 competidores.

“Queria tanto essa medalha, trabalhei tanto esses últimos anos para ela, abri mão de tanta coisa por ela, mas essa competição se chama Jogos Olímpicos e aqui estão os menores do planeta… sem chance pra erro”, escreveu Pepê.

Na postagem, o atleta também agradeceu o apoio das pessoas que o assistiram e disse que se sentia preparado na largada da disputa do K1 (caiaque individual).

“De longe foi a prova que eu estava mais bem preparado na minha vida, na largada senti Deus comigo, senti meu barco leve e navegando como nunca senti em uma prova assim. Estava confiante, motivado, preparado e sob pressão, do jeitinho que eu gosto”, afirmou.

Apesar da preparação e motivação, Pepê não conseguiu ficar entre os 10 melhores que passaram à final por conta das penalizações que elevaram em seis segundos seu tempo final.

Mesmo assim, Pepê disse que está orgulhoso e honrado por participar da competição. O canoísta do interior paulista, ou melhor, da região Sudoeste Paulista, também garantiu que vai continuar trabalhando para estar em mais alto nível daqui a três anos.

“Não tem desculpas e não tem papinho, o esporte de alto nível é assim e eu prefiro ficar de fora por ter arriscado e ido pra cima do que ter baixado o remo. Deixei tudo que tinha hoje na água e estou orgulhoso disso.”

Em entrevista após a semifinal, Pepê também destacou uma frase dita por um amigo dele no Rio de Janeiro: “É a frase que eu levo pra minha vida: ‘resultado tem o valor que a gente dá pra ele’. E ao longo desses cinco anos, eu me dediquei muito, eu conheci pessoas, pessoas me ajudaram, eu fui pra lugares que nem imaginaria estar, eu representei pessoas que eu nem imaginei que torciam por mim. O mérito não é legal, não queria estar lá embaixo na tabela, mas toda essa caminhada eu com certeza vou levar como uma medalha pra mim e como uma experiência para o próximo ciclo.”

Um dos locais de treinos de Pepê, o Rio Paranapanema significa “rio azarado” na tradução simples da língua meridional, usada pelos bandeirantes paulistas entre os séculos 17 e 18. Apesar da origem do nome, as águas do Paranapanema foram fundamentais para a formação de um dos principais nomes da canoagem brasileira.

Pepê Gonçalves treina no trecho do rio em Piraju até hoje. Apesar de ser considerado o rio menos poluído de todo o território paulista, o Paranapanema convive com o descaso e o descarte irregular de lixo. E Pepê é fundamental para a manutenção da sua principal ferramenta de trabalho: a natureza.

Pepê Gonçalves, o representante da região em Tóquio, se despede dos jogos - sudoestepaulistaCanoísta Pepê Gonçalves usa capacete igual ao de Senna em Tóquio – Foto G1
Pepê Gonçalves, o representante da região em Tóquio, se despede dos jogos - sudoestepaulistaPepê disputou sua segunda Olimpíada em Tóquio — Foto REUTERS-Stoyan Nenov

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *