A Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio da Policia Ambiental, está realizando nesta quinta-feira, 23, e sexta-feira, 24, mais uma importante ação em prol ao Meio Ambiente e claro, ao bem-estar de toda a comunidade.
Unidades de Avaré e Itapeva estão empenhadas.
Denominada Operação “Huracán”, de acordo com a Comunicação da instituição militar, é uma iniciativa estratégica que visa a presença e fiscalização dos agentes, no intuito de combater de forma proativa os incêndios florestais que assolam o pouco que resta das áreas vegetadas em nosso Estado SP, como também em nossa região Sudoeste Paulista, durante o período de estiagem.
O nome “Huracán” remonta à mitologia Maia, simbolizando a gravidade dos desastres naturais, como o fogo, o vento e a terra.
Mobilizando seu contingente de policiais militares ambientais, a operação concentra-se na prevenção de incêndios em vegetações, com o objetivo de proteger tanto o meio ambiente quanto a saúde da população, ressalta a corporação.
Ações de vistoria e orientação serão realizadas, com especial atenção às áreas críticas, como margens de rodovias, ferrovias e zonas próximas a unidades de conservação estão ocorrendo inclusive na nossa região Sudoeste Paulista, pelas Bases Ambientais instaladas em Avaré e Itapeva.
Além disso, a operação engloba atividades de conscientização, destacando a importância de evitar práticas que possam desencadear incêndios, como soltar balões ou realizar queimadas teoricamente “controladas”, mas que sem saem do controle, provando prejuízos ambientais, materiais e afetando a saúde da população com a proliferação de fumaça e fuligem, que torna o ar tóxico.
Proprietários rurais também receberão orientações sobre medidas preventivas, haja visto que em nossa região infelizmente a prática de queimada ainda ocorre, como também, as repugnantes queimadas criminosas.
É necessário a conscientização de todos. Desde aquele fumante que dispensa seu resto de cigarro aceso, como o vizinho que deseja por fogo no quintal em vez de limpá-lo.
Segundo meteorologistas o atual período de estiagem será severo, o que insta a todos a fazer sua parte para mitigar o máximo possível as ocorrências de incêndios florestais