Polícia Civil dá dicas sobre como se prevenir de furtos e roubos na 52ª Emapa - sudoestepaulista

Polícia Civil dá dicas sobre como se prevenir de furtos e roubos na 52ª Emapa

Evento que marcará a inauguração do “Arenão”, espera um recorde de público nesta edição. Atenção total com seu celular.

A partir de sexta-feira, dia 2, o “Parque Fernando Cruz Pimentel” sedia a 52ª edição da Exposição Municipal Agropecuária de Avaré (EMAPA), evento que tradicionalmente atrai milhares de pessoas de toda a região, do Estado e até mesmo de outras unidades do país. A perspectiva para esse ano é que o evento receba recorde de público, já que durante o tradicional evento também será inaugurado o “Arenão”, espaço com capacidade para acomodar 40 mil pessoas que sediará a Final Nacional de Rodeios (FNR).

Com o fluxo de pessoas em torno de um único ambiente, torna-se grande a preocupação das autoridades com a segurança desse público, que em sua maioria fica à mercê de indivíduos que vão a esses ambientes para cometer crimes, em especial furto e roubo de telefones celulares.

De acordo com o Delegado Seccional de Polícia de Avaré, Rubens César Garcia Jorge, a Polícia Civil está 24 horas por dia a serviço da população, que não só pode, como deve procurar o Plantão Policial ou acessar a Delegacia Eletrônica para registrar boletins de ocorrência. Entretanto, a adoção de alguns cuidados simples pode prevenir transtornos para o cidadão de bem.

Uma das principais orientações nesses casos é evitar ir sozinho ao evento. Também é sensato não deixar o celular visível, seja nas mãos ou em bolsos durante os shows. Esse comportamento pode chamar a atenção do criminoso, que quase sempre age acompanhado. “Telefone celular é um dos objetos de consumo mais visados por ladrões e receptadores atualmente, em razão do lucro ofertado pelo comércio paralelo, portanto, todo cuidado é pouco”, declarou o Seccional.

Outra orientação importante, segundo o delegado, é não deixar à vista no banco ou painel do carro, celular ou qualquer outro objeto de valor. Esse tipo de conduta facilita a ação delituosa, uma vez que os veículos, em casos de grandes eventos, ficam geralmente estacionados longe de onde os proprietários estão e, nem sempre, sob a vigilância da segurança particular contratada para esse fim (leia mais orientações nessa página).


DICAS DE SEGURANÇA PARA GRANDES EVENTOS

1 – Nos shows, evite usar joias ou outros objetos de valor;

2 – Leve pouco dinheiro em espécie e evite notas de grande valor; dê preferência ao uso de cartão para pagar despesas, mantendo-o sempre no bolso da frente;


3 – A bolsa deve ser evitada, mas se levá-la, use-a na parte da frente do corpo;


4 – Sempre guarde o celular no bolso da frente e evite fazer fotos com aglomeração de pessoas;


5 – Desconfie sempre de esbarrões e empurrões; se acontecer, verifique imediatamente se os seus pertences (celular, relógio, dinheiro, etc) ainda estão com você;


6 – Fique atento com desconhecidos que se aproximam; Se estiver sendo incomodado afaste-se e se persistir informe os seguranças do evento ou a Polícia;


7 – Não abuse do álcool; se beber, não dirija;


8 – Evite pegar carona com estranhos; Avise um familiar ou amigo próximo onde você vai estar, circunstância que facilitará o contato em caso de emergência;


9 – Preste atenção ao que acontece à sua volta. O uso de celulares pode causar a sua distração e facilitar a ação de marginais.

SS Consultoria

Cegarra Imóveis

BOM DA PESCA

Santa Cruz – Funerária

CASA DO MECÂNICO

ADS

Meines

BELLA PIZZA

Modelar Box

LPNET

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *