.
Em Avaré, o candidato do PT, partido do atual presidente da república foi pouco mencionado nas pesquisas de intenções de voto, realizadas na cidade durante o pleito. Em Itapeva, o partido da extrema-esquerda brasileira nem concorre.
Nos principais municípios do Sudoeste Paulista, considerando os índices populacionais e econômicos, Avaré é onde o PT é mais forte e pode até eleger vereador, ademais, o candidato de Cerqueira César foi impugnado pelo Justiça Eleitoral e apenas em Itaí e Itaporanga, o partido tem candidato a prefeito. No mais, além de PSDB, PTB, MDB, PSB, o PSOL tem candidato em Piraju.
Politicamente falando, em termos partidários, a extrema-esquerda tem pouca influência, todavia, o que temos de políticos de esquerda, ideologicamente socialistas, infiltrados em partidos de centro e supostamente de direita, é um fenômeno a ser estudado.
Tem cidade em que o presidente do PL, é petista devoto. Isso afirmo categoricamente, como também o fato de que mesmo fragmentada a militância ainda resiste na região Sudoeste Paulista.
Se a extrema-esquerda tem pouca liderança política na região, eleitores não faltam. Muitos arrependidos migraram para o famoso “centrão” e a exemplo de políticos, eleitores da extrema-esquerda também se infiltram em meio a direita.
Por que isso? Talvez pelo fato de que a picanha não veio e as demais promessas populistas não cumpridas do ‘descondenado’ que agora assume sua ideologia marxista, se declarando mundo afora seu apoio aos países do considerado eixo do mal, tenha freado o afã dos iludidos. O seria desiludidos?
Se a extrema-esquerda está pouco ou quase nada representada na região e provavelmente não irá eleger nenhum prefeito, o “centrão”, no caso o PSD do agora questionado Gilberto Kassab, e da direta, como o PL de Jair Bolsonaro e Republicanos do Tarcísio de Freitas, têm a oportunidade de continuar dominando o cenário político regional.
É aguardar para conferir, mas fato é, se a extrema-esquerda tem muitos eleitores na região, no que tange a liderança, é praticamente insignificante, a não ser naqueles casos onde estão alojados em outros partidos.