Os problemas com a qualidade da merenda escolar em Avaré foram denunciados com frequência durante a gestão Jô Silvestre. Nessa nova gestão, a forma encontrada para resolver a grave situação foi a terceirização de todo o trabalho.
A Secretaria Municipal da Educação apresentou na segunda-feira, 3, uma prévia da merenda que será servida na Rede Municipal de Ensino.
O ato que contou com a presença do prefeito Roberto Araujo e do Secretário Municipal da Educação, César Augusto de Oliveira, foi realizado na escola estadual Coronel João Cruz, já que as aulas nas escolas municipais só retornam na quarta-feira, 5.
Conforme preconizado no contrato, cada refeição deve contar com arroz, feijão, verdura, legumes e carne, sempre acompanhado de nutricionista e dentro dos mais rígidos padrões de qualidade, preconiza o contrato.
A empresa vencedora da licitação e responsável pela merenda nos próximos 90 dias, com previsão de renovação pelo mesmo período, é a Solida Nutrição Ltda, com sede em Caieiras/SP. O contrato foi assinado no dia 24 de janeiro.
Segundo dados da Educação Municipal de Avaré, em 2025 foram matriculados 8.400 alunos na rede municipal de ensino, sendo, 3.304 na Educação Infantil, 4.726 no Ensino Fundamental I, 215 no EJA (fundamental) e 155 na Educação Especial.
Avaré tem 52 unidades escolares municipais. A Prefeitura irá desembolsar R$ 5.898.526,00 para o serviço que inclui além da elaboração, confecção, transporte e entrega da alimentação.
Devido a um convênio entre prefeitura e estado através do PNAE, o quando da Rede Estadual, também está inserido no contrato. Estão inscritos 6.297 alunos, sendo 3.592 no Ensino Fundamental II integral, 2.254, no Ensino Médio Integral, 232 na ETEC Integral e 219 na ETEC regular.

Prefeito Roberto, secretários, vereadores e dirigentes durante apresentação da merenda