Jhony Aguiar, de Ribeirão Branco, foi um dos representantes do artesanato do Sudoeste Paulista

Produtor de milho de Ribeirão Branco foi o destaque do Sudoeste Paulista na Feira do Empreendedor 2024

Além de produzir a sua própria matéria-prima, ao transformar ‘lixo’ em arte, artesão transforma descarte em lindas peças de artesanato.
Jhony Aguiar, de Ribeirão Branco, foi um dos representantes do artesanato do Sudoeste Paulista

Produtor de milho de Ribeirão Branco foi o destaque do Sudoeste Paulista na Feira do Empreendedor 2024

Além de produzir a sua própria matéria-prima, ao transformar ‘lixo’ em arte, artesão transforma descarte em lindas peças de artesanato.
Produtor de milho de Ribeirão Branco foi o destaque do Sudoeste Paulista na Feira do Empreendedor 2024 - sudoestepaulistaProdutor de milho de Ribeirão Branco foi o destaque do Sudoeste Paulista na Feira do Empreendedor 2024 - sudoestepaulistaProdutor de milho de Ribeirão Branco foi o destaque do Sudoeste Paulista na Feira do Empreendedor 2024 - sudoestepaulistaProdutor de milho de Ribeirão Branco foi o destaque do Sudoeste Paulista na Feira do Empreendedor 2024 - sudoestepaulistaProdutor de milho de Ribeirão Branco foi o destaque do Sudoeste Paulista na Feira do Empreendedor 2024 - sudoestepaulistaProdutor de milho de Ribeirão Branco foi o destaque do Sudoeste Paulista na Feira do Empreendedor 2024 - sudoestepaulistaProdutor de milho de Ribeirão Branco foi o destaque do Sudoeste Paulista na Feira do Empreendedor 2024 - sudoestepaulistaProdutor de milho de Ribeirão Branco foi o destaque do Sudoeste Paulista na Feira do Empreendedor 2024 - sudoestepaulistaProdutor de milho de Ribeirão Branco foi o destaque do Sudoeste Paulista na Feira do Empreendedor 2024 - sudoestepaulistaProdutor de milho de Ribeirão Branco foi o destaque do Sudoeste Paulista na Feira do Empreendedor 2024 - sudoestepaulistaProdutor de milho de Ribeirão Branco foi o destaque do Sudoeste Paulista na Feira do Empreendedor 2024 - sudoestepaulistaProdutor de milho de Ribeirão Branco foi o destaque do Sudoeste Paulista na Feira do Empreendedor 2024 - sudoestepaulistaProdutor de milho de Ribeirão Branco foi o destaque do Sudoeste Paulista na Feira do Empreendedor 2024 - sudoestepaulistaProdutor de milho de Ribeirão Branco foi o destaque do Sudoeste Paulista na Feira do Empreendedor 2024 - sudoestepaulistaProdutor de milho de Ribeirão Branco foi o destaque do Sudoeste Paulista na Feira do Empreendedor 2024 - sudoestepaulistaProdutor de milho de Ribeirão Branco foi o destaque do Sudoeste Paulista na Feira do Empreendedor 2024 - sudoestepaulista

O Sebrae-SP ofereceu durante a Feira do Empreendedor 2024, realizada entre os dias 11 e 14 de outubro no São Paulo Expo, um espaço dedicado especialmente aos Micro empreendedores Individuais (MEIs). No “Sebrae Comunidades – Shopping Compre do Pequeno”, os visitantes puderam consumir e apreciar diversos produtos de várias regiões do estado.

 

Foram 800 metros quadrados destinados a 300 expositores para a geração de renda, qualificação e fortalecimento da produção regional. Além disso, o espaço contou com painéis e talk-shows com a participação de convidados.

 

Jhony Aguiar foi um dos representantes do artesanato do Sudoeste Paulista. Natural de Ribeirão Branco, o jovem artesão trabalha com peças feitas de linha e palha. Produtor rural na cidade, Jhony planta milho crioulo em sua propriedade, o qual, depois de colhido, aproveita a palha para desenvolver a sua arte.

 

“Quando me casei, há 10 anos, fui morar na zona rural da cidade, onde minha esposa já residia. Nesta época me tornei produtor e comecei a plantar milho. Alguns amigos artesãos me ensinaram a fazer artesanato com a palha. Vi ali a possibilidade de aproveitar este material, que seria descartado, para aumentar a minha renda. E desde então não parei mais”, contou.

 

Aos 30 anos, 20 deles dedicados ao artesanato, é a segunda vez que Jhony participa da Feira do Empreendedor e procura sempre abraçar a oportunidade de mostrar a sua arte e poder fazer bons negócios.

 

“Não é todo mundo que gosta de artesanato, mas hoje em dia está sendo valorizado. Tivemos bastante espaço na feira. O Sebrae-SP nos deu esta oportunidade para expormos os nossos produtos e isso é muito importante. Em 2022 foi bem legal o reconhecimento das pessoas quanto ao nosso trabalho. Vendemos muitas peças e conseguimos contatos e encomendas também. Este ano não foi diferente e pudemos novamente apresentar a nossa arte aos inúmeros visitantes”, frisou.

 

A produção de milho do agricultor faz parte do “Roteiro do Milho do Estado de São Paulo”. Segundo análises laboratoriais, o milho crioulo por ele plantado é certificado com 100% de pureza e, por conta disso, no próximo mês, o empreendedor participará de uma feira de troca de sementes em Itapetininga.

 

“Nós tomamos muito cuidado com a polinização das abelhas. Temos essa pureza, porque não plantamos outra espécie perto e o nosso milho não está contaminado com os transgênicos. Esse é o maior cuidado que temos, somos guardiães do excremento crioulo”, esclareceu.

 

Além da qualidade do milho, Jhony conta que a palha também segue o mesmo padrão. “A pureza é muito importante para a palha também. Assim, temos um material de excelente qualidade e podemos produzir peças com um padrão melhor e mais durável”, finalizou o artesão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *