Recadastramento imobiliário preocupa contribuintes em Fartura - sudoestepaulista

Recadastramento imobiliário preocupa contribuintes em Fartura

Leitores farturenses que procuram o Portal, concordam com o serviço, contudo, reclamam que o iminente aumento no IPTU viria em momento de grande crise econômica.

A Prefeitura Municipal de Fartura iniciou no dia 15 de março, o primeiro Recadastramento Imobiliário Municipal. A redação do Portal do Sudoeste Paulista não conseguiu encontrar registros anteriores, apontando para um trabalho inédito na cidade.

Muitos municípios do estado já passaram e passam por esse processo, instrumento de extrema importância para o erário público. De fato, o famoso “puxadinho” no fundo da casa, que ainda não consta na planta do imóvel, tem de ser tributado.

Devido a situação de crise iniciada pela pandemia e fomentada pela guerra na Ucrânia, que afetou de brutal a economia mundial, implicando principalmente na perda do poder de compra principalmente do cidadão comum, o recadastramento virou motivo de reclamação por grande parte da população farturense, onde muitos procuraram a redação do Portal, preocupados com o aumento no IPTU.

Ao serem questionados pela redação, todos concordam que o recadastramento é importante e necessário, mas por outro lado, reclamam que o possível aumento no imposto viria em péssima hora. Para aqueles que aumentaram seus imóveis, nada a temer.

A ampla maioria dos moradores dos conjuntos habitacionais São Caetano, Bela Vista e Marli Meneguel, realizaram ampliações nos imóveis, como varandas, garagens e lavanderias ao longo do tempo. Todas essas alterações irão implicar em aumento no valor do IPTU, já que a população não tem o hábito de informar a prefeitura quando realiza obras em seus imóveis.

Tal situação tem gerado desconforto em parte da população. Além dos bairros adjacentes, muitos proprietários de imóveis no centro da cidade também realizaram grandes aumentos em suas construções o que deve gerar grande aumento no IPTU. Segundo fontes revelaram ao Portal do Sudoeste Paulista, os dados atuais da prefeitura de Fartura estão muito defasados e o inevitável processo de recadastramento se arrasta por muitos anos. Nenhum prefeito queria segurar a “batata quente”, haja visto que o processo é impopular.

As informações para o recadastramento são coletadas a partir de visitas domiciliares realizadas por uma equipe de técnicos municipais, que fazem as vistorias em todos os imóveis. Cidades como Avaré, o trabalho foi feito por mapeamento aéreo, onde um avião realizou imagens em alta resolução, para que técnicos pudessem comparar com fotos de anos anteriores e assim, localizar os imóveis alterados.

De acordo com o setor de comunicação da prefeitura de Fartura, o cadastro é composto pela metragem e informações do imóvel, terreno e área construída, e os dados dos proprietários. Os técnicos devidamente identificados com coletes e crachás estão em campo das 8h às 12h, em dias úteis.

“Quando a equipe bater a sua porta, receba-a, ela está trabalhando para o bem da nossa cidade”, enfatiza a fiscal tributária, Franciele Rodrigues Bertoni.

A Prefeitura pede a colaboração da população e disponibiliza um número de telefone com WhatsApp, para que a população obtenha mais informações. Anote: (14) 3308-9306.

Em tempo:

Lembrando que é obrigação do contribuinte (proprietário, possuidor do imóvel ou titular do domínio útil de imóvel) informar qualquer alteração dos dados nominais do imóvel, como também informar sobre o aumento de área construída. Se construir um “puxadinho” nos fundos da casa, a prefeitura deve ser informada para que atualize o sistema, ou seja, o contribuinte deve informar qualquer alteração na área construída e que implicam em mudanças no cálculo do IPTU-Imposto Predial e Territorial Urbano, no prazo de 60 (sessenta) dias da sua ocorrência.

Recadastramento imobiliário preocupa contribuintes em Fartura - sudoestepaulistaEquipe da prefeitura responsável pelo recadastramento dos imóveis da cidade de Fartura

Cegarra Imóveis

BOM DA PESCA

Santa Cruz – Funerária

ADS

HOMEBASE

Meines

Modelar Box

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *