Sabia que hoje é o Dia Mundial do Café? - sudoestepaulista

Sabia que hoje é o Dia Mundial do Café?

Sabia também que tem um município paulista que fatura com o “turismo do café?

O combustível está para o carro, assim como o café está para muitas pessoas. A analogia não é um exagero: quantas pessoas não conseguem começar o dia sem o café? E “aquele” cafezinho depois do almoço? A tarde pede um café para dar uma revigorada, claro.


Não à toa é a segunda bebida mais consumida no Brasil, atrás somente da água, de acordo com o estudo realizado pela plataforma Cupom Valido.com.br com dados da Organização Internacional do Café (OIC) e Dieese.


O café na xícara já desperta a memória afetiva e aconchego, imagina a experiência de acompanhar todo o processo dele, da plantação àquele cheirinho irresistível.


E como a bebida está completamente integrada ao brasileiro, no Estado de São Paulo temos uma cidade que além da cultura na roça, o café é uma proposta do turismo.


A Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista é referência em aventura e ecoturismo e para os apaixonados pela bebida. “Cada lugar tem uma história, um ambiente, um café, uma paisagem, um caminho, uma rica experiência, que juntos fazem parte da cultura da cidade. É um passeio incrível”, afirma Eduardo Bovi, presidente da Associação de Turismo da Estância de Socorro (ASTUR).


O café é intrinsicamente ligado ao Brasil e fortemente amado mundo afora, tanto que um dia é dedicado a ele. Dia 14 de abril, Dia Mundial do Café.


Nos tempos atuais, se fala muito em cafés especiais. Em 1887, o imperador Dom Pedro II fundou o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que, até hoje, dá sustentação técnica à evolução do processo tecnológico do café para todas as regiões produtoras do Brasil.


Voltando a falar de Socorro, neste contexto socioeconômico, constituiu-se as bases para que a região do município se consolidasse como uma região histórica de produção de cafés especiais. “Socorro nasceu muito em função da cultura cafeeira. Boa parte das fazendas, das propriedades que existiam, tinham o foco no café, naquela época, tanto que o registro mais antigo de café, de 1840 é da região de Socorro“, conta Bovi.


A região sudeste do país, é a que mais consome café no Brasil, com 45% do consumo nacional, de acordo com dados do IBGE. A propósito, já tomou seu cafezinho hoje?


Colaborou: Vanessa Giannellini | Scheilla Lisboa – VGCOM – SP
Sabia que hoje é o Dia Mundial do Café? - sudoestepaulista

Cegarra Imóveis

BOM DA PESCA

Santa Cruz – Funerária

CASA DO MECÂNICO

ADS

Meines

BELLA PIZZA

Modelar Box

LPNET

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *