Santa Casa de Avaré inaugura moderno Centro de Hemodiálise - sudoestepaulista

Santa Casa de Avaré inaugura moderno Centro de Hemodiálise

Antigo e deteriorado Pronto Socorro é agora parte das modernas instalações da entidade, referência em saúde pública para a região Sudoeste Paulista.

A história da Santa Casa de Misericórdia de Avaré certamente tem um antes e depois e o ponto de inflexão para uma entidade com históricos de estagnação e problemas financeiros, com dívidas e imóvel, móveis e equipamentos deteriorados, para uma moderna e bem estruturada entidade, ocorreu com a chegada de Miguel Chibani Bakr. Avareense, com carreira no Banco do Brasil, desde que entrou na instituição pelo departamento financeiro, iniciou uma grande e profunda transformação, chegando aos dias atuais como uma entidade referência em saúde pública.


Considerado um ícone na comunidade avareense, Chibani chegou na entidade em 2006, ocupando o cargo de Tesoureiro, permanecendo assim até 2010 quando assumiu o posto de Provedor da instituição filantrópica mais bem cuidada da região Sudoeste Paulista.


Com avanços significativos nos últimos anos, hoje o avareense tem orgulho da Santa Casa de Misericórdia e a mais nova conquista da entidade é o singular Centro de Hemodiálise que será inaugurado na noite desta sexta-feira, 27.


Após deixar de utilizar o imóvel pertencente à entidade como Pronto Socorro, em 2019, quando foi transferido para o prédio ao lado, onde seria uma UPA, a prefeitura devolveu as instalações para a Santa Casa de Miguel Chibani e desde então, um projeto para transformar o local num moderno Centro de Hemodiálise teve início. Suntuoso e porquê não, luxuoso, essa conquista representa a personalização da capacidade administrativa de Chibani, como é chamado pelos avareenses.


Para saber os detalhes sobre esse avanço na saúde pública, a redação do Portal do Sudoeste Paulista, falou nessa tarde de quinta-feira, 26, com o provedor da entidade. “Somente estamos mudando de lugar, humanizando mais e atendendo um pedido da DRS de Bauru, pois a nossa região tem muitos pacientes fazendo o tratamento em locais mais distantes.” Disse.


Os números e a qualidade da obra impressionam. Entre a reforma de 1.140 metros quadrados, o prédio foi ampliado em mais 360 metros quadrados. O custo total ficou em torno de R$ 1,240 milhão, isso graças ao talento em economia de Chibani. Em se tratando de uma entidade filantrópica, a realidade só foi atingida graças a uma verba recebida através de uma emenda do Deputado Estadual Oscar Castelo Branco (PSL), no valor de R$ 700 mil.


De acordo com Chibani, a obra começou em abril de 2020, “mas tivemos que parar em setembro seguinte para construir uma nova UTI para o tratamento dos pacientes com Covid-19, sendo retornado os serviços somente em junho de 2021”, acrescentou.


Quanto aos móveis e equipamentos, pouco foi adquirido, sendo quase tudo reutilizado das antigas instalações. “Os equipamentos são os antigos, os moveis novos são poucos. Algumas mesas e cadeiras para os médicos e funcionários” contou Chibani. Para termos uma ideia da qualidade e o cuidado com a obra, muito das benfeitorias no imóvel são de granito.


O novo Centro de Hemodiálise, interligado ao prédio da Santa Casa, que na verdade se constitui num grande complexo envolvendo laboratórios, ambulatório, várias UTIs, dentre outros, inicia suas atividades atendendo em torno de 125 pacientes. 60 por dia. Desses, 15 são avareenses, os demais são acolhidos dentre os 16 municípios da região. Para suprir a demanda “atualmente temos 28 maquinas, dessas estão operando 25, ficando 3 de reserva,” revelou o provedor.


Para o futuro, o provedor Miguel Chibani espera mais atenção por parte do Governo. “Agora vamos aguardar as promessas de receber equipamentos novos e que o SUS aumente o teto financeiro.”


De fato, o respaldo vindo do SUS está uma miséria, provocando ameaça de colapso em muitas entidades pelo estado e país afora, haja visto que desde 2007 a tabela do sistema de repasses financeiros às entidades que fazem o serviço que seria de obrigação do Estado, não é atualizado.

Santa Casa de Avaré inaugura moderno Centro de Hemodiálise - sudoestepaulistaAo lado da esposa Regina, Miguel Chibani Bakr em foto tirada pela jornalista Cida Koch

O dinheiro que chega à Santa Casa não cobre 50% dos custos, revela Chibani, tendo que se desdobrar para fazer a enorme máquina de saúde funcionar a contento, sem entrar em dívidas e ainda melhorar e ampliar os serviços oferecidos à população. A redação do Portal do Sudoeste Paulista, que se auto intitula como ativista ambiental e social e, portanto, muita atenta à saúde pública, faz questão de enaltecer as extraordinárias realizações de Miguel Chibani, frente a Santa Casa de Misericórdia de Avaré.

Santa Casa de Avaré inaugura moderno Centro de Hemodiálise - sudoestepaulistaEquipamentos parecem novos, mas já são utilizados na Santa Casa e agora no novíssimo Centro de Hemodiálise
Santa Casa de Avaré inaugura moderno Centro de Hemodiálise - sudoestepaulistaEstrutura moderna possibilita um excelente retorno no atendimento aos pacientes
Santa Casa de Avaré inaugura moderno Centro de Hemodiálise - sudoestepaulistaNovo Centro de Hemodiálise da Santa Casa de Avaré tem 1500 metros quadrados de construção
Santa Casa de Avaré inaugura moderno Centro de Hemodiálise - sudoestepaulistaImpressiona o espaço amplo das instalações e o detalhe no acabamento da obra
Santa Casa de Avaré inaugura moderno Centro de Hemodiálise - sudoestepaulistaInstalações dos banheiros mais parecem hotel de luxo, mas é o Centro de Hemodiálise da Santa Casa de Avaré
Santa Casa de Avaré inaugura moderno Centro de Hemodiálise - sudoestepaulistaTrabalhando sério no gerenciamento da obra, Chibani parece fazer milagres e deixa tudo a nível de “primeiro mundo”
Santa Casa de Avaré inaugura moderno Centro de Hemodiálise - sudoestepaulistaNovo e moderno Centro de Hemodiálise a ser inaugurado nesta sexta-feira, 27, faz parte do grande e moderna estrutura da Santa Casa de Avaré

Cegarra Imóveis

BOM DA PESCA

Santa Cruz – Funerária

CASA DO MECÂNICO

ADS

Meines

BELLA PIZZA

Modelar Box

LPNET

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *