Profissional respeitado e cidadão de conduta ilibada, o Sargento Monteiro, como ficou conhecido, após anos de trabalho diferenciado como ativista social e ambiental, tem chamado a atenção de políticos de Avaré e região e, a convite de lideranças e aclamado pelos mais próximos, aos poucos foi também entrando neste pantanoso cenário.
Após concorrer à prefeitura de Avaré nas últimas eleições municipais, agora com a proximidade do pleito de 2022, muitas lideranças regional e estadual, procuraram o ativista para que aceitasse concorrer a um posto na Alesp ou no Congresso Nacional.
Sabendo que o mundo da política é deveras complicado e recheado de armadilhas, haja visto que, após ter disputado as eleições municipais, curiosamente logo após, acabou sendo transferido de Avaré para Itaí, onde atua como comandante da Estação do Corpo de Bombeiros do município, o prestigiado sargento aguentou as pressões e anunciou nesta quinta-feira, 2, que não iria concorrer a um cargo de parlamentar.
Ao frustrar os planos de políticos parceiros e de amigos e correligionários, o Comandante Monteiro, humildemente, sabia que havia uma expectativa na região, mas resolveu por não encarar essa perigosa e desgastante jornada. Em suas redes sociais Alexandre Monteiro, postou um comunicado.
“Venho respeitosamente agradecer as lideranças e partidos políticos pelos convites a ser candidato a Deputado Estadual e Federal, mas não estarei no pleito eleitoral. Reitero meu compromisso como cidadão responsável socialmente para com a minha comunidade, realizando ações que não estão expostas em mídias sociais e assim quero contribuir! Deus abençoe a todos!”
Quanto ao seu trabalho social, o Sargento do Corpo de Bombeiros aproveita seu tempo fora da corporação, para atuar justamente em ações referentes a seu trabalho, ministrando palestras em instituições focando em jovens estudantes.
Somente no ultimo dia 31 de maio, Alexandre Monteiro realizou duas palestras. Uma em Avaré e outra em Itaí.
Em Avaré, a palestra realizada as 8hs, beneficiou alunos do IFSP – Instituto Federal. Os jovens adolescentes receberam aulas sobre Primeiros Socorros, atendendo a iniciativa do Professor Alexandre de Camargo responsável pela disciplina de Segurança no Trabalho.
O Sargento Monteiro apresentou técnicas como reanimação cardiorrespiratória, casos de engasgamento, traumas, hemorragias, queimaduras e dicas de segurança.
Em Itaí, no mesmo dia, o Sargento esteve na Escola Estadual Sandra Aparecida de Araújo, onde apresentou aos alunos, no período da tarde, o cotidiano de trabalho de um Bombeiro. A ação que fez parte do Projeto de Vida, idealizado pelo Professor Angelito, foi exposto aos alunos diversas carreiras profissionais e nesse caso, direcionadas aos jovens com vontades e simpatias ao serviço de socorrista, bombeiro, militar e policiais em geral.
O Sargento Monteiro apresentou aos alunos equipamentos e viaturas de combate à incêndios e salvamento, bem como explanou sobre a rotina de trabalho e treinamento de todo o efetivo.
Alunos do Instituto Federal recebendo palestra sobre Primeiros Socorros
Sargento Monteiro utiliza parte de seu tempo fora da corporação para atuar como ativista social e ambiental
Alunos da Escola Estadual Sandra Aparecida de Araújo em Itaí, conhecendo o trabalho de um bombeiro através do trabalho social de Alexandre Monteiro
Trabalho altruísta de Alexandre Monteiro tem chamado a atenção da comunidade regional como também de lideranças políticas da região e do estado