SEADE vai realizar pesquisa na região junto a pais de alunos da rede estadual de ensino
A campanha quer engajar os alunos a participarem das aulas no CMSP e falar sobre a retomada das atividades presenciais.
Todas as escolas do Estado de São Paulo e claro, da região Sudoeste Paulista, estão alertando pais de alunos sobre o início de uma importante pesquisa que está sendo realizada pela SEADE. A Fundação estará entrando em contato nos próximos dias com os responsáveis de alunos. O foco da pesquisa, claro, a pandemia do novo coronavírus.
Os contatos estão sendo feitos por telefone. A Secretaria da Educação enviará aos celulares dos responsáveis SMS com perguntas que irão ajudar a combater a evasão escolar.
A campanha quer engajar os alunos a participarem das aulas no CMSP e falar sobre a retomada das atividades presenciais.
De acordo com a direção da EE Coronel Marcos Ribeiro de Fartura, nas mensagens de SMS, pais, responsáveis e alunos serão instigados a responder gratuitamente tais perguntas: você vai continuar indo para a escola na volta às aulas presenciais? Como está sendo sua experiência de estudar em casa no período da quarentena? Ou ainda: como você está se sentindo sem ver seus amigos e professores nesse tempo? Importante: Não será perguntado dados pessoais de alunos nas pesquisas.
A Fundação e o sistema de pesquisa
A SEADE – Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados Estatísticos, é um órgão da Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo do estado de São Paulo. Trata-se de um centro de referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas.
A Fundação Seade, também aderiu ao trabalho remoto, no final de março, início da quarentena. Todos os servidores passaram a se dedicar às suas funções de casa, com seus computadores ligados à rede e telefones transferidos.
Durante esse período, foram introduzidas adaptações nas atividades de produção de dados e análises para substituir o trabalho de pesquisa de campo. Como fazer pesquisas domiciliares em um momento em que as recomendações são para ficar em casa? O Seade se adaptou, ampliou sua plataforma de coleta de dados por telefone e vem estudando novas formas de obtenção de informações pela internet e por aplicativos de celular. No caso da pesquisa junto aos pais, o sistema usado será o SMS.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!