A Comdec – Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Taquarituba, postou em sua página no Facebook, no final dessa tarde de domingo de Páscoa, o trabalho de resgate de uma cobra Jiboia, que acabou por parar no perímetro urbano da cidade.
De acordo com a postagem o órgão foi acionado por populares para atender a ocorrência envolvendo o réptil, que deve ter aproveitado o dia de clima ameno para dar um passeio pelo bairro Santa Virgínia, perímetro urbano.
Dois bons cidadãos taquaritubenses contribuíram com a agilidade do deslocamento da viatura, ao “segurar o trânsito” no local e protegendo o animal até a chegada da equipe, relatou a Comdec.
No local, onde os populares mostraram empatia com nossa fauna, a equipe constatou que se tratava de uma jiboia, de aproximadamente 2 metros de comprimento.
A Defesa Civil informou que realizou todos os procedimentos necessários de captura, transporte e soltura, destacando que foi “finalizado com êxito a ocorrência de resgate do animal silvestre.”
A equipe da Defesa Civil de Taquarituba, aproveita a oportunidade e ressalta “que é passível de punição quem comete o crime de maus tratos.”
Saiba mais sobre esse belo animal:
Jiboia é uma serpente pertencente à família Boidae, e dentre as suas características, destacam-se o fato de matar suas presas por constrição e o de não ser venenosa.
As serpentes pertencem à classe dos répteis. Essa espécie tem sido vítima de caça e tráfico devido ao valor comercial de sua pele e carne, além da sua comercialização como animal de estimação. Existem cerca de 11 subespécies de jiboia. No Brasil, há a ocorrência de duas delas:
Boa constrictor amarali: apresenta coloração predominantemente cinza ou marrom, com alguns indivíduos quase pretos. Não ultrapassa os 2,4 metros de comprimento. Ocorre na região do bioma Cerrado.
Boa constrictor constrictor: apresenta coloração variada, podendo ir do cinza claro ao marrom-escuro. Pode chegar a 4 metros de comprimento. É encontrada em uma maior área de abrangência, podendo surgir na região da Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga e Restinga.
Homens da Defesa Civil de Taquarituba resgataram o animal e o soltaram em local seguro, para o bicho claro