Foram muitos os leitores do Portal do Sudoeste Paulista que enviaram questionamentos à redação, quanto a uma possível instalação de radares no acesso principal à cidade de Avaré, mais precisamente no início da Avenida Paulo Novaes, como também muitos internautas postaram reclamações nas redes sociais do município, muitos dizendo que agora não é hora de instalar radares na cidade.
Entretanto o alarido social foi tamanho que o prefeito Jô Silvestre usou também das redes sociais para explicar a instalação dos equipamentos.
Segundo uma postagem do prefeito na noite desta quarta-feira, 22, trata-se de instalação de câmeras de monitoramento para o sistema DETECTA, implantado pelo Governo do Estado ainda em 2014.
“Iniciamos a instalação de câmeras de monitoramento nos principais acesso da cidade. Essas câmeras serão interligadas ao banco de dados da polícia paulista (DETECTA), recebendo e enviando informações em tempo real de veículos roubados, reconhecimento facial de criminosos, foragidos, dando total suporte a polícia militar e civil.” Escreveu o prefeito em sua página no Facebook.
Segundo o alcaide avareense a população de bem pode ficar tranquila, pois não se trata de um sistema de radares que poderiam multar os motoristas. “As câmeras Detecta não são radares, não efetuam multas. As câmeras são para monitorar acessos e dar maior segurança para a população.” Garantiu o prefeito.
Saiba mais sobre o DETECTA
O Detecta é um sistema de monitoramento inteligente implantado pelo Governo do Estado de São Paulo, composto pelo monitoramento através do uso de câmeras, combinado com o o maior banco de dados de informações policiais da América Latina, integrando ao sistema os bancos de dados das polícias civil e militar, do Registro Digital de Ocorrências (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da Polícia Militar (SIOPM-190), Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran.
Inspirado no Domain Awareness System, sistema de big data utilizado pela prefeitura de Nova Iorque, o Detecta foi anunciado em 2014 como meio multiplataforma de monitoramento e prevenção ao crime, realizado numa parceria com a Microsoft. Foi anunciada, também, a expansão em mais que o dobro do sistema de câmeras do estado. Uma de suas funcionalidades anunciadas é o reconhecimento automático de situações indicativas de potenciais crimes, como uma moto estacionada entre carros num congestionamento. Sua inauguração deu-se em agosto de 2014. Fonte Wikipédia.
Foto tirada por populares e publicada nas redes sociais de Avaré, mostra a instalação dos equipamentos
Carro da empresa que está instalando os equipamentos na Avenida Paulo Novaes em Avaré