Tamanduá-bandeira é resgatado pelo Bombeiros em Coronel Macedo - sudoestepaulista

Tamanduá-bandeira é resgatado pelo Bombeiros em Coronel Macedo

Duplicação da SP-255 poderá extinguir a espécie na região; ambientalistas procuraram recentemente o Portal que falou com a Arteris sobre a construção de “corredores de fauna”.

É uma espécie simbolo da fauna brasileira, lindo e inofensivo, o Tamanduá-bandeira infelizmente é mais um na famigerada lista de espécies criticamente ameaçadas de extinção. Na manha desta quinta-feira, 30, um raro indivíduo foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros de Itaí.


De acordo com a corporação o animal entrou na cidade de Coronel Macedo e acabou acuado em um corredor estreito de uma residência.


Acionados pelo morador a equipe se descolocou para o local, onde com sucesso conseguiram inserir o bicho numa gaiola de manuseio e reinseri-lo de volta à natureza.


Sem ferimentos e aparentando boa saúde, o tamanduá foi levado para uma mata do município onde foi solto com segurança.


É muito importante que o Corpo de Bombeiros seja acionado o mais rápido possível quando um animal silvestre estiver perdido em perímetro urbano. A principal ameaça são os animais domésticos, cachorros, que costumam atacar e matar. Além da perda considerável de seu habitat, a espécie também está sendo mitigada por constantes atropelamentos.


Vale ressaltar que a rodovia SP-255 que corta o município de Coronel Macedo, em alguns anos será duplicada, se transformando para um grande obstáculo para a espécie que precisa de um longo território para conseguir sobreviver.


Preocupados que a duplicação possa se tornar uma barreira intransponível para os animais silvestres da região, ambientalistas estão se mobilizando para cobrar da Arteris, empresa que possui a concessão e que está realizado as obras na rodovia, as imprescindíveis passagens de fauna.


Acionada por vários ambientalistas, a redação do Portal entrou em contato com a empresa. De acordo com a concessionária, Arteris ViaPaulista, as passagens de fauna serão implantadas ou adaptadas conforme solicitação do órgão ambiental, realizada dentro do licenciamento de cada trecho de duplicação. No momento, o trecho que compreende o km 288,190 ao km 357,430 da SP-255 está em análise de licenciamento junto à Cetesb, revelou a empresa.

Tamanduá-bandeira é resgatado pelo Bombeiros em Coronel Macedo - sudoestepaulistaBombeiro realizando a soltura do tamanduá numa área rural de natureza ainda preservada
Tamanduá-bandeira é resgatado pelo Bombeiros em Coronel Macedo - sudoestepaulistaTamanduá acabou encurralado no corredor estreito de uma residência em Coronel Macedo

Vídeo da soltura do belo tamanduá, em área rural e de mata, no município de Coronel Macedo

SS Consultoria

Cegarra Imóveis

BOM DA PESCA

Santa Cruz – Funerária

CASA DO MECÂNICO

ADS

Meines

BELLA PIZZA

Modelar Box

LPNET

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *