Timburi, Capão Bonito e Avaré se destacam no Programa Município VerdeAzul
Programa divulgou as cidades mais bem colocadas no Ranking Ambiental Paulista, nesta quarta-feira, 24.
O Programa Município VerdeAzul (PMVA), uma iniciativa da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), finalizou a divulgação do Ranking Ambiental Paulista nesta quarta-feira (24), com a certificação dos municípios que se destacaram ao longo de 2021 pelos trabalhos na implementação de políticas públicas e ações sustentáveis.
A grande vencedora foi Bragança Paulista, que conseguiu a primeira posição no ranking com uma nota de 97.52. Quem completa o top 10 são os municípios de Penápolis, São Pedro do Turvo, Guararema, Lençóis Paulista, São José do Rio Preto, Salto, Itapira, Gabriel Monteiro e Socorro, todos com nota acima de 91,70 pontos.
Dentre os 100 primeiros colocados, na região Sudoeste Paulista, somente três municípios, com destaque para Timburi, figurando na honrosa 20ª colocação, com 90,07 pontos.
Capão Bonito, em 81º lugar, com 79,86 pontos e a Estância Turística de Avaré na 91º posição, com 76,25 pontos.
Dentre os 200 mais bem pontuados, da região, estão Itararé, Coronel Macedo, Itaí, Bernardino de Campos e Itapeva.
No entorno da região, destaque para os municípios de Ourinhos. 30º; Bauru, 44º e Botucatu, em 80º.
“É muito gratificante observar os municípios se empenhando em adotar agendas mais sustentáveis e o Município VerdeAzul é a nossa forma de reconhecer o trabalho que essas cidades vêm fazendo ao longo dos últimos tempos, além de apoiar tecnicamente e compartilhar boas iniciativas” explica o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre.
Além disso, durante a cerimônia também foi celebrada a iniciativa “Governador André Franco Montoro”, que concede honraria aos municípios melhores colocados em cada Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI). Confira os homenageados em cada bacia do Estado neste link.
“Estamos muito orgulhosos de estarmos reunidos, e sobretudo homenageando, os municípios paulistas. Aliás este é o propósito do Programa Município VerdeAzul, externar o reconhecimento do Governo de São Paulo aos municípios, que fizeram a lição de casa e tem hoje uma boa gestão ambiental”, comentou Paulo Delgado, coordenador do programa.
O PMVA deste ano aconteceu entre os dias 22 e 24, e foi dividido em três grupos que atingiram avaliação suficiente para serem qualificados como municípios sustentáveis por meio do programa. Ao todo 204 cidades receberam o certificado.
Durante o evento também foi anunciado a atualização nos critérios para a classificação das cidades para o próximo ciclo. “Reconhecendo a importância do esforço das prefeituras, estamos focados no aperfeiçoamento do Programa Município VerdeAzul e vamos colocar metas para municípios de diferentes faixas populacionais e realidades distintas. Serão metas muito claras, alinhadas com a política do Estado”, confirmou o secretário Fernando Chucre.
Sobre o Programa
Lançado em 2007 pelo Governo do Estado, o Programa Município VerdeAzul tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Para que um município seja qualificado, é necessário atingir a pontuação mínima exigida (40 pontos), considerando as notas obtidas nas 10 diferentes diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
Participaram da solenidade Fernando Chucre, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente; José Amaral Wagner Neto, secretário executivo de Infraestrutura e Meio Ambiente; Chico Sardelli, prefeito de Americana; Patrícia Iglecias, presidente da CETESB; Eduardo Trani, subsecretário de Meio Ambiente; Cassiano Avila, subsecretário de Infraestrutura e Paulo Delgado, coordenador do Programa Município VerdeAzul.
Confira os municípios apresentados hoje e as suas respectivas pontuações aqui
Delegação de Timburi composta pelo vice-prefeito Anderson Solé, prefeito Silvio Polo, secretário de Meio Ambiente Andrey Rueda e assessores Moacil Ambiel e Paulo Guilherme Minozzi
Colaborou: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA)
Colaborou: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA)
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!