Um projeto bem-sucedido em Fartura tem ganhado destaque dentre os parcos, porém existentes passos em que a sociedade dá e avança quanto a preocupação com o meio ambiente e um de seus principais impactos, o descarte dos resíduos produzidos pelo homem.
De acordo com o departamento de comunicação da prefeitura de Fartura, a Cooperativa de Trabalho de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Fartura (Coopera Fartura), em parceria com a municipalidade, por meio das Coordenadorias de Educação e Agricultura e Meio Ambiente, num de seus canais de atuação, trabalha na conscientização ambiental nas escolas e entidades filantrópicas do município.
Dentro do planejamento, estava a visita dos alunos atendidos pelo Grupo Assistencial as Meninas e Adolescentes (Gama) e da Organização Social de Atendimento ao Adolescente Farturense (Osaaf), à sede da cooperativa.
As visitas aconteceram no mês de junho e, de acordo com a educadora ambiental, Isabela Mendes, tinham como objetivo conscientizar sobre a real necessidade de separar o lixo e manter uma coleta seletiva adequada. A profissional conta que palestrou sobre os temas para as crianças e adolescentes, anteriormente nas sedes das entidades. “Agendamos as visitas para que todos entendessem melhor a amplitude deste projeto e o quanto ajuda nossa comunidade”, destaca Isabela.
Representando o Gama, estiveram a coordenadora, Miriam Simone coordenadora; as monitoras, Jaqueline Oliveira e Luciana dos Santos Peres e a presidente da entidade, Viviane Furtado. Já do Gama, foram até a Coopera, acompanhar os alunos a psicóloga, Karina Dognani Rocha Silva; o professor de educação física, Odair Oliveira e o colaborador Jonas Javier.
Meninos da OSAAF durante visita à Coopera
Integrantes do GAMA durante visita à Coopera