Tropeirismo de Capão Bonito ganha destaque na TV
Exposição é um mergulho na memória e tradição tropeira, parte da história do município.
A TV Tem realizou gravações nesta terça-feira, 26/04, da 1ª Exposição sobre o Tropeirismo de Capão Bonito, realizada pela Divisão Municipal de Cultura.
A exposição faz parte do projeto de lei do vereador Neto Tallarico que comemora a Semana do Tropeirismo no mês de abril junto com as celebrações de aniversário da cidade.
A exposição é um mergulho na memória e tradição tropeira, uma valorização de nossas raízes e história.
Jovens e adolescentes pela Casa do Adolescente “Mateus Akira Okamoto” foram entrevistados e destacaram a importância de conhecer melhor as tradições de Capão Bonito.
Para o coordenador da Casa do Adolescente, prof. Celinho, que também foi entrevistado, a visita foi importante para os jovens e adolescentes conhecerem melhor a história do município.
Elo entre o mundo rural e urbano – Quem também falou sobre a importância do Tropeirismo foi o pesquisador capão-bonitense – Márcio Valério de Lima.
“A figura do tropeiro ainda não recebeu atenção merecida por parte da historiografia brasileira. Tratado geralmente de forma romantizada, depreciativa ou secundária, o tropeiro ocupou, na realidade, um lugar de destaque no desenvolvimento da América Portuguesa e do Império do Brasil, importância essa que só se arrefeceu com a chegada das estradas de ferro na segunda metade do século XIX. O tropeiro, em primeiro lugar, foi um elo essencial entre o mundo rural e urbano, já que nessa época as informações demoravam sensivelmente para se deslocar de um núcleo populacional para outro, principalmente quando serras, rios e obstáculos naturais dificultavam a mobilidade dos viajantes. Em segundo, devido a sua situação estratégica no mundo mercantil, os tropeiros desempenhavam um papel bastante importante para os proprietários interioranos, na medida em que traziam as novidades da situação econômica da Corte, funcionando, assim, como um tipo de conselheiro de negócios. Em terceiro, os tropeiros ajudaram a criar e consolidar caminhos fundamentais de ligação entre as diversas regiões pelas quais passavam”, explicou Márcio de Lima.
A Exposição sobre o Tropeirismo ficará até 20/05, na sala “Zeti Camargo”, localizada Salvador Nicácio Mendes, 278, no bairro Santa Rosa.
A visitação acontece de segunda a sexta das 9h as 11h e das 14h as 16h30, com entrada gratuita, classificação livre e capacidade reduzida.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!