Após a posse dos vereadores no dia primeiro do ano, em Tejupá, a eleição da Mesa Diretora que era internamente um imbróglio político, passou para uma contenda, uma escaramuça e por fim, culminar em sérias ameaças contra um vereador. Da ceara política o assunto acabou virando caso de polícia.
Duas chapas estavam concorrendo, envolvendo diretamente 8 dos 9 vereadores que compõem o parlamento local. A primeira tentativa de eleger a Mesa Diretora ocorreu logo após a posse. Sem definição naquela sessão especial, outras ocorreram na quarta, quinta e sexta-feira, seguintes, mas sem acordo.
Um dos vereadores, no caso o protagonista dessa história bizarra, Alexandre Aparecido Dias Dos Santos, em posse de um atestado médico, por ter contraído covid, não estava participando das sessões.
Com a briga política na cidade se acirrando, o extremismo entrou em cena.
No início da manhã desta segunda-feira, 6, o vereador encontrou dentro de uma sacola que foi jogada no quintal de sua casa, uma carta que enrolava três balas de arma de fogo.
Com os devidos erros de grafia, diz o texto: “Se você votar no Edemir amanhã você vai levar bala na cabeça você já está avizado cuidado em, anda fazendo caminhada na boca da noite sozinho fica esperto. Eu não estou brincando é o último aviso malandro.”
Quanto à disputa política, após tanto perrengue e o vereador protagonista ter tido liberação médica no domingo, nesta segunda-feira, 06, horas após o edil receber a ameaça, por volta das 12h, ocorreu finalmente a sessão e a escolha da Mesa Diretora, ficando Alexandre Dias, como vice-presidente da chapa vencedora, encabeçada pelo agora presidente Edemir da Garagem.
Quanto a ameaça, Alexandre Dias acompanhado do advogado da Câmara Municipal, registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil que deve apurar os fatos. Com as informações colhidas junto a familiares do vereador e pelo Boletim de Ocorrência que o Portal do Sudoeste Paulista teve acesso, a redação não conseguiu falar com o vereador ameaçado.
Confira a composição das chapas:
Chapa Situação (vencedora):
Edemir da Garagem. presidente
Alexandre Dias, vice que era da oposição
Biquinha, 1º secretário
Flávio Gardino, 2º secretário
Chapa Oposição (perdedora):
Karen Tantini, presidente
Zezinho da Pipoca, vice
Leandro Riquinho, 1º secretário
Vartinho, 2º secretário