É um dos municípios que compõem a região Sudoeste Paulista e como tradição brasileira, o nome tem origem indígena, no entanto, Manduri, a Capital do Verde, foi o nome dado pelos nativos a uma das espécies de abelhas endêmicas e sem ferrão do Brasil.
A curiosidade foi lembrada e destacada durante uma palestra realizada pela Floresta Estadual de Manduri, também conhecida como Horto Florestal, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, realizada durante a manhã desta terça-feira, 4.
O evento “Programa Abelhas Nativas” que aconteceu na sede do Horto, faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente de Manduri, município que em seu brasão oficial, tem a ilustração de duas abelhas.
Durante a palestra proferida pelo especialista no assunto, Gustavo Feliciano Alexandre, sobre as abelhas nativas do Brasil, todas sem ferrão, o destaque ficou por conta da abelha Manduri, que dá nome ao município.
As formas de se instalarem, como fazem suas casas, regiões aonde predominam, suas importâncias na natureza e na produção dos frutos de inúmeras espécies vegetais e também na produção de alimentos para o ser humano, fizeram parte do conhecimento transmitido aos participantes.
Importante e vale o destaque para a participação de muitas crianças e pessoas representantes de entidades e poder público. Os pequenos se mostraram muito interessados em conhecer e ajudar a preservar as espécies.
De acordo com o vereador José Carlos, ou como é conhecido, Tenente Mingardi, que esteve presente no evento, após a palestra houve a inauguração do novo Meliponário da unidade florestal, que ao todo, conta com mais de 1 mil hectares de Mata Atlântica.
A direção da Fundação Florestal, por intermédio de seu gestor Wilson Fioruci, ressalta a colaboração da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, para a realização do evento, considerado de grande valia e importância para criar consciência ambiental nas pessoas, principalmente nas crianças.
Conheça a Abelha Manduri
Abelhas sem ferrão: Manduri (Melipona marginata)
A Melipona marginata é uma abelha social indígena do gênero Melipona, da subfamília dos meliponíneos. Essa espécie também é conhecida pelos nomes de Guarapu-Miúdo, Taipeira, Tiúba-Preta e Uruçu-Mirim. Nidifica em ocos de árvore, ou em paredões de taipa. No entanto, adapta-se bem em caixas racionais. A Manduri é bastante agressiva e tem mandíbulas bem fortes. Seu ataque é intenso, mordiscando a vítima incansavelmente. Mas o ataque só ocorre se a abelha se sentir ameaçada.
Pessoal ficou muito curioso sobre a vida de nossas primordiais abelhas nativas
– Ocorrência
A abelha Manduri é encontrada desde a América Central até a Argentina. No Brasil, é encontrada em Santa Catarina e em São Paulo.
– Morfologia
A Manduri é uma abelha social indígena, de 6 a 7 mm de comprimento, com a coloração negra, provida de pelos grisalhos, com faixas amarelas onduladas no abdome.
– Ninho
As colônias da Manduri são pouco populosas, por volta de 300 indivíduos. Conforme já dito, os locais de nidificação são principalmente ocos de árvore, podendo ocorrer também em paredões de taipa. A entrada típica do ninho está no centro de estrias convergentes de barra, onde passa apenas uma abelha de cada vez.
Vereador Mingardi com o gestor do Horto de Manduri, Wilson Fioruci, em frente ao meliponário
Essa espécie apresenta favos de cria horizontais ou helicoidais. Não apresenta células reais. Em torno dos favos de cria, há um invólucro frequentemente bem desenvolvido. Nele, podem ser encontrados pedaços endurecidos de própolis na forma de moeda. Estes geralmente são antigos. Os potes de alimento têm de 3 a 5cm de altura. O meio dos potes de alimento ou embaixo deles servem de refúgios coletivos de rainhas virgens.
– Mel
A Melipona Marginata é grande produtora de mel. Produz, em média, 3 litros por verão. É a maior produtora de mel, entre as abelhas sem ferrão, se levar em consideração o número de operárias que não passa de 300.
Caixa de Abelhas Manduri, no Miliponário do Horto Florestal de Manduri
Colaborou: Andréa Oliveira – Fontes: Embrapa, USP, WebBee, Wikipédia e criarabelhas.com
Exemplos de caixas de abelhas foram exibidos aos participantes da palestra realizada no Horto Florestal de Manduri
Palestras são ferramentas importantes para despertar o consciente ambiental nas pessoas