Deixado em estado letárgico, sem comida e água, o animal foi encontrado prostrado debaixo do sol quente desta segunda-feira, 19, em um terreno baldio, no centro da cidade de Cerqueira César.
Um ser de bom coração que viu a situação, levou água e comida para o animal, denunciou nas redes sociais e o caso ganhou repercussão, denotando que a maioria ainda se importa.
Após o clamor popular, durante a noite um veterinário particular foi até o local e medicou o cavalo. A Polícia Militar foi acionada, no entanto, não agiu como esperado e não foi atrás do responsável, conforme interlocutores relataram à redação do ambientalista Portal do Sudoeste Paulista.
Assim que o caso chegou ao conhecimento da redação, entramos em contato com a Secretaria do Meio Ambiente de Cerqueira César.
Por volta das 15h, fomos informados que finalmente, o secretário da pasta e biólogo, Thiago Godoy estava no local com uma equipe, atendendo a vida abandonada ao sofrimento.
Para nós, ativistas em ambientalistas, toda vida importa e, somos absolutamente contrários ao sofrimento, tanto humano, como animal. Não se sabe quanto tempo o cavalo ficou abandonado, mas é notório seu estado raquítico, presença de vermes e marcas de trabalho duro por todo o corpo.
A Associação dos Voluntários da Causa Animal de Cerqueira César, relatou o caso em suas redes sociais que reclama a falta de atitude das autoridades, “apesar do comparecimento da PM da cidade, não houve entendimento que deveria ser retirado o animal do tutor, sendo assim, colocado embaixo de uma árvore como proteção e medicamentos.”
Segundo os ativistas, o tutor do animal ameaçou quatro pessoas com um facão, antes da chegada da PM, que foi informada dos fatos. O malfeitor não foi levado para a delegacia, conforme determina a lei de maus tratos, onde deveria ser preso pelo delegado de plantão.
Não tiveram o trabalho nem de remover o animal para um local com sombra
A reportagem do Portal do Sudoeste Paulista cobrou explicações da Polícia Militar e da Secretaria de Meio Ambiente do município.
Em nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura e Diretoria de Meio Ambiente, Defesa e Saúde Animal disse que o animal está recebendo todos os cuidados necessários.
Após a ação de ativistas o cavalo foi resgatado, alimentado e com seus ferimentos cuidados
Segundo a pasta responsável, o cavalo está sendo acompanhado e medicado por um veterinário e que o tutor está ciente da situação e também acompanha de perto.
Thiago Godoy e a Diretora de Defesa e Saúde Animal, Cibelle Nespecchi, relataram ainda que foi constatado que o equino está com pneumonia. “O animal já possui idade avançada e está recebendo todos os cuidados necessários, além de água e alimentação adequados.” Disse Cibelle.
Após a grande repercussão do caso, foi finalmente lavrado um Boletim de Ocorrência para a devida apuração dos fatos, por parte da polícia judiciária. Até o fechamento dessa pauta, a PM não havia se manifestado.
Postagem nas redes sociais chamou a atenção da população cerqueirense
Uma resposta
Gostaria muito de saber se o tutor realmente irá cuidar do cavalo após a repercussão, ou se ele gostaria de entregar o cavalo a outra pessoa, moro em um sitio em taquarituba e teria um prazer imenso em cuidar dele caso o dono não o queira mais
Gostaria de entrar em contato com o dono